22 de set. de 2009

XNA no iPhone

image

Conforme li no twitter do Ramon Durães, já é possível rodar Jogos XNA no iPhone.

Foi anunciado no forum do GameDev, onde Luiz Pestana, juntaqmente com o Jalf do SharpGames conseguiram rodar um exemplo de XNA Touch no iPhone, como podemos constatar na imagem acima.

Para a proeza foi preciso:

- Apple iPhone SDK (clique aqui);
- Mono Framework for Mac OS X (clique aqui);
- Mono Develop for Mac OS X (clique aqui);
- Mono Touch Trial (clique aqui);

Instalando isso tudo, precisamos baixar o XNA Touch, acessando esse site clicando aqui e depois em Download.

Descompacte o arquivo e você vai ter a pasta do XNA Touch com a estrutura:
- Samples (pasta de exemplos de como utilizar)
- StarterKits (jogos pré-prontos)
- XNATouch.Framework (arquivos do XNA Touch)

Abra o Mono Develop na sua pasta de aplicativos e em "Open a Solution" procure a pasta que você descompactou, selecione "Visual Studio Solution" para conseguir abrir o arquivo .SLN da raiz. Aberta a solução, vá na pasta (dentro do Mono Develop) StarterKits e com o segundo botão no AlienGame, selecione a opção "Run Item".

Pronto, agora o jogo deve abrir o simulador de iPhone e você pode sair matando aliens!

Parabéns ao Luiz Pestana.

Fontes:

http://www.gamedev.com.br/forum/viewtopic.php?p=10875
http://www.twitter.com/luizpestana/
http://xnatouch.codeplex.com/
http://www.sharpgames.net/
http://www.ramonduraes.net/

0 comentários: