Pessoal, com a chegada da nova versão do .NET 4, o pessoal da Microsoft se atentou a um detalhe interessante: A otimização do .NET Framework, ou seja, as bibliotecas necessárias na máquina(s) onde a aplicação irá executar.
A instalação chegava a ter mais de 250Mb na versão 3.5 SP1 do .NET Framework! Lembro-me de um amigo me questionando: “Nossa, para distribuir minha app de 5mb para meu cliente vou ter que gerar um setup com mais de 200mb”.
Mas: “Seus problemas acabaram”!
Acompanhe o gráfico da evolução da “Máquina Virtual” do .NET:
Realmente, tivemos ganhos na versão 3.5, mas estava vergonhoso ter uma plataforma base tão grande assim.
Hoje o .NET 4 roda todas as aplicações das versões anteriores (2 à 3.5 SP1) tranquilamente e seu tamanho gira em torno dos 40Mb, acompanhe:
Além disso temos mais uma novidade, a versão Client Profile. Esta é a versão para aplicações de Desktop. Ela contém o essencial para uma aplicação WPF ou WinForms funcionar. Além disso ela é menor (obviamente) e mais rápida. Basicamente o que ela faz é eliminar as “coisas” da web (ASP.NET e afins), isto a torna mais segura, pois há uma quantidade reduzida de bibliotecas de execução remota na máquina de execução. Esta versão também é atualizada pelo Windows Update.
E vamos combinar, porque o usuário da aplicações de winforms iria querer as assemblies do ASP.NET na máquina dele!?
Para você usar esta versão, você pode configurar no target framework do seu projeto:
Além disso, ela já vem setada por default em aplicações desktop (WPF e Winforms). E as assemblies que aparecem para referência já são filtradas:
Espero que isto ajudem vocês a conhecerem melhor o .NET e projetar adequadamente suas aplicações, e sejam felizes: agora sua aplciação + o .NET Framework podem ter menos de 30Mb :)
Abração, até mais!
0 comentários:
Postar um comentário