28 de set. de 2009

Portfólio I

Bem pessoal, vou contar um pouco da história da minha carreira como desenvolvedor, e o mais bacana de tudo, mostrar o que venho produzindo também, na medida do possível hehehehe!

Minha carreira como desenvolvedor, definitivamente não começou na época do mIRC, quando eu escrevia scripts para os mIRC clients, hehehe, más já ficava eufórico quando produzia algumas linhas de programação para os scripts e alguns batches tbm.

image  image

Des de guri eu adorava a internet, ficava horas fuçando em editores como front page e dreamweaver, em códigos javascript, formulários html, e desenhando layouts no photoshop e fireworks. pena não ter mais os websites daquele tempo, pois os hds antigos queimaram :(

image  image

Minha carreira profissional efetivamente começou na Uses Informática (www.uses.com.br), onde após trabalhar um ano no setor de manutenção e hardware eu fui promovido a desenvolvedor.

Eu tinha recém acabado o primeiro ano da faculdade (Sistemas de Informação), e aquilo havia me amadurecido o suficiente para iniciar o desenvolvimento profissional de aplicativos.

Foi muito gratificante e espetacular, pois a Uses já trabalhava com SaaS (Software as a Service, para a Internet). Tinham uma base de desenvolvimento em PHP e Firebird. Naquele tempo (2003/2004) não se tinha este conceito de Web 2.0  e similares. Éramos realmente inovadores, ao menos no Brasil. Falando em Brasil, tínhamos vários clientes pelo Brasil, sem sair do lugar, não precisávamos sair dali da empresa para desenvolver e entregar o software, estava tudo ali na Internet, no browser. Tínhamos um sólido framework em PHP, programávamos no browser, em uma IDE que havia side desenvolvida ali mesmo na empresa. Tínhamos versionamento de código, pois os códigos ficavam todos salvos no próprio banco de dados. Realmente um cenário bem bacana para começar, e hoje eu compreendo que des daquele momento eu estava fadado a ser um desenvolvedor especialista em Internet.

uses 03 uses 01 

Más eu tinha que experimentar uma coisa antes: como desenvolver um software mais comum!

O comum para mim era um software para desktop, eu queria compreender como funcionava. Eu julgava necessário compreender isto, estão tive que procurar novas aventuras no mundo dos códigos fontes.

Conversando com um professor meu (na faculdade) ele me disse: Eu tenho um emprego bom para você. Só que tem que saber .NET! -  Então eu me perguntei se isto era de comer!? Fui imediatamente para biblioteca e peguei o primeiro livro que achei sobre .NET e comecei a ler. Confesso que não compreendi piciroca nenhuma. DLL, Build, Código compilado, Projeto, Solução… tudo aquilo era estranho para um guri que sabia mIRC script, debugar códigos em C no Turbo C e PHP. Eu estava muito acostumado com o conceito de script. Na época o .NET estava na versão 1.1 e a IDE era o Visual Studio 2003. Uau, sempre sonhei usar o Visual Studio (Hoje ele é um dos meus aplicativos favoritos!). Uma vez eu tinha instalado ele em uma máquina minha, a versão 6, com Visual Basic. Ao abrir ele eu me perguntei: Tá! E agora Bial? Que que eu faço???

Bem, estudei mais um pouco, ao receber detalhes da empresa onde me candidatei, uma surpresa muito agradável: Era uma empresa especializada em aplicativos mobile!

Wow, da Internet para o mundo móvel, It's amazing, eu era um desenvolvedor de sorte.

Com mais detalhes em mãos comecei a estudar mais e mais. A linguagem era o Visual Basic.NET.

Fiz uma entrevista e entrei, primeiro porque o responsável mais o dono da empresa eram muito camaradas e gente fina, pois tecnicamente eu estava despreparado, segundo porque eu demonstrei bastante determinação em encarar o desafio, terceiro porque o mercado .NET até hoje sofre com certa escassez!

O Analista de sistemas da empresa me passou um DVD de treinamento do Renato Hadadd (http://www.renatohaddad.com/) muito bom, para desenvolvimento mobile. Juntei isto aos conceitos das aulas de Delphi que estava tendo no segundo ano da Faculdade.

Então lá estava eu, na VSell (http://www.vsell.info/), meu segundo emprego, desenvolvendo com Visual Basic.NET e SQL Compact Edition para Pocket PC e Smartphone, sistemas de automação de força de vendas. Novamente a frente, com tecnologia de ponta. Na época era algo também pouco difundido e inovador, principalmente para o sul do país.

Aprendi conceitos importantes: como os aparelhos tinham limites de memória e tela, aprendi a otimizar ao máximo meus algoritmos e códigos, aproveitar bem o espaço e fazer telas realmente funcionais. Isto se tornou uma máxima para mim, uma premissa e preocupação constante que venho aperfeiçoando até hoje. Acho que isto acabou me diferenciado como desenvolvedor… Ao menos meus amigos profissionais sempre demonstraram gostar destas habilidades minhas :)

 1126611171_f 1126870272_f

Lembrando, naquela época não havia LINQ e Generics era uma novidade hehehe.

Bem, este foi só o começo, mas vou ficando por aqui, aguardem que tem muito mais, ainda virá o C#, ASP.NET e Silverlight!

Improve me ;D

0 comentários: