29 de set. de 2009

Portfólio II

Bem pessoal, continuando meu portfólio, a minha história, minha carreira como desenvolvedor, como havia dito no post anterior (Portfólio I) eu era um programador de sorte, sempre ligado a mais alta tecnologia de desenvolvimento de sistemas distribuídos. E olha que até então eu não tinha tido contato com o que há de melhor do C#, ASP.NET e .NET.

Tudo isto me amadureceu bastante e me gratificava. Mas eu ainda não tinha conhecido efetivamente o paradigma "normal" de desenvolvimento da época. Entenda "normal" como software desktop ou "for Windows". E eu tinha a curiosidade, pois com softwares desta natureza eu teria mais controle da máquina. Isto me instigava.

Então eis que surge um grande novo amigo: Márcio Fábio Althmann (http://www.marcioalthmann.net/), e quando eu falo grande é literalmente grande (mais de 2m de altura!). O Legal disto tudo é que nós éramos programadores .NET em Maringá e curtíamos um bom Rock. Ele ficou insistindo para que fosse trabalhar com ele uns 3 meses até que eu aceitei.

A Delta Informática (http://www.deltasge.com.br/) me contratou e eu tive a oportunidade de desenvolver sistemas um longo tempo juntamente com o Márcio.

Ele me informou que lá era usado o C# com SQL Server em Winforms (Aplicações para Desktop). Eu Finalmente tive contato com o C#, o qual vivia lendo artigos e códigos nos fóruns com tal linguagem, e explorar o potencial de um software desktop, além do potencial do poderoso SQL Server. Então estudei bastante antes de efetivamente começar a trabalhar por lá!

Quando cheguei na empresa, o Márcio já me botou em uma tremenda fogueira: desenvolver um sistema de Vestibular para um faculdade perto de Londrina em menos de 2 meses. O susto e a preguiça me ajudaram, pois ao ver aquele monte de serviço em tão pouco tempo passei a compreender rapidamente a linguagem, aprendi Generics (calma, isso era meio que novidade na época), tive contato com o novíssimo Visual Studio 2005 e o .NET 2.0, posteriormente com o SQL Server 2005. Com o fato de estar em um contato mais sólido da plataforma .NET compreendi melhor os conceitos que antes não compreendia: Assembly, Orientação a Objetos, Build, Projetos, Solução, Arquitetura de Software, Acesso a Dados etc… Inclusive Reflection. E devido a prazo curtíssimo acabei desenvolvendo uma classe de acesso a dados (graças ao domínio do Reflection) que foi largamente usada nos outros sistemas da empresa (Calma, o Hibernate e NHibernate eram pouco difundidos ainda). Eu e o Márcio bolamos arquiteturas mais eficientes para os sistemas, após este sistema do vestibular. O Projeto deu certo, entreguei no prazo para o cliente:

image image image delta 01

Lá era uma empresa interessante, eu ia trabalhar de shorts, regata e chinelo sem problemas, tinha almoço, podia ficar jogando na máquina na hora do almoço, tinha TV a cabo. Tudo isto no final das contas agregava ao meu salário e foi o que me fez permanecer por um longo tempo por lá!

Os projetos seguiram, entrei na manutenção no sistema de gestão escolar, fiz o sistema de inscrição on-line para o sistema do vestibular, e fiz o professor e aluno on-line para o sistema de gestão acadêmica. Estes últimos quem me ajudou foi o Rafael Candido (vulgo Zóio), um grande programador que foi contratado. Aprendemos o ASP.NET na mesmo época.

Voltei então para a minha praia de sistemas on-line com o ASP.NET. Nesta época até tentei pegar alguns trabalhos extraordinários em PHP e mysql, más acabei não fechando pois eu via muito mais produtividade e integridade na plataforma .NET.

Após uma reformulação na empresa aconteceram coisas boas e ruins. As boas é que entrou para a equipe o Heitor Althmann, primo do Márcio, na parte de Design. A Equipe era ótima!!

Tivemos também a consultoria do Ramon Durães (http://www.ramonduraes.net/), foi fantástico: ele trouxe para nós o Visual Studio Team System e o MSF (Microsoft Framework - http://msdn.microsoft.com/en-us/teamsystem/aa718795.aspx).

Esta época foi mais um passo fantástico em minha vida, muitas experiências e aprendizados valiosos e fantásticos. Foi a época também onde me tornei MCP e MCTS em Web Applications.

Mas tivemos também de amargurar uma mudança na gestão e processos internos da empresa, a qual desvalorizou muito perante meus olhos, a equipe acabou se desligando da empresa, consequentemente eu também!

Começou então uma fase crítica na minha vida. Como eu desvalorizei a empresa, a empresa também me desvalorizou. Eu tinha me formado mais ou menos um ano (e minha monografia foi em C# :). Formado e desvalorizado comecei a me desanimar com a tecnologia, apesar de gostar muito dela, no momento ela não me dava rendimentos eficientes.

Da equipe e experiências eu guardo conhecimento e valores que vou levar para o resto da minha vida com muito orgulho. Mantenho contato com eles (Principalmente com o Márcio e o Ramon, já publicamos um livro em associação com outros autores, sobre .NET para a Web - http://www.desenvolvendoparaweb.net/).

Antes de sair tive ainda a oportunidade de acompanhar estudos e trabalhos interessantes:

Splash-DeltaSGE estudo 01

Acabei me desligando da Delta, fortemente desmotivado más com novos planos na cuca!

Contarei em breve o que houve, o que deu certo e o que deu errado e como dei a volta por cima… voltando a tona e esbanjando conhecimento no blog, compartilhando e interagindo com Desenvolvedores, Engenheiros e Arquitetos!

Improve-me!

1 comentários:

Rafael Amorim disse...

Meu professor de C#

Mto boa a tua iniciativa de contar um pouco da tua vida profissional. Parabéns!